sábado, 27 de agosto de 2011

Lula Côrtes e Zé Ramalho - Paêbirú



Paêbirú é, nada mais nada menos que o álbum mais raro e valioso do Brasil, ultrapassando até mesmo o "Louco por você" do Roberto Carlos e o "Racional" do Tim Maia. Este álbum é fruto de uma viagem feita por Lula Côrtes e Zé Ramalho a Pedra do Ingá, no interior da Paraíba, um dos achados arqueológicos mais importantes do mundo. Munidos de criatividade e de algumas substâncias ilícitas, os idealizadores deste brilhante álbum conseguiram sintetizar musicalmente tudo o que sentiam em meio as ruínas do que era o templo de Sumé - entidade mitológica dos indígenas que antes habitavam o lugar.
O álbum duplo é dividido em quatro partes, representadas pelos quatro elementos da natureza: Terra, Água, Fogo e Ar. As canções relativas a cada elemento traziam em seus arranjos, referências dos mesmos.
Este LP teve uma tiragem de 1300 cópias feitas pela extinta gravadora Rozemblit e sentre seus músicos e compositores estavam figuras ilustres como Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Paulo Rafael, Ivson Wanderley, Zé da Flauta, Laílson e Israel Semente, todos pertencentes a efervescente cena Udigrudi do Recife. Uma enchente que atingiu o Recife em 1975, fez com que 1000 cópias de "Paêbirú" se perdessem juntamente com a fita master. Isso fez com que essas 300 cópias restantes chegassem a valer cerca de R$4.000 cada um. O "Paêbirú" chegou a ser lançado em CD e LP na Europa  pelo selo Mr Bongo mas infelizmente não houve notícias da venda dessas cópias no Brasil.

Ouça a faixa "Raga de raios" que é considerada até hoje a melhor peça tocada com guitarra fuzz do rock nacional.



Download: Lula Côrtes e Zé Ramalho - Paêbirú
Senha: fomesonora

Nenhum comentário:

Postar um comentário