quinta-feira, 8 de março de 2012

Metá metá - Metá metá



O compositor e violonista Kiko Dinucci, a cantora Juçara Marçal e o compositor e saxofonistaThiago França lançam o disco “Metá Metá”, com canções de Siba Veloso, Maurício Pereira,Lincoln Antonio, Douglas Germano, por exemplo, além de músicas de Kiko Dinucci e parcerias.
O trio formado por Dinucci, Juçara e França investe em arranjos econômicos que ressaltam elementos melódicos e signos da música de influência africana no mundo. O disco tem sido citado e elogiado em veículos internacionais como o jornal francês Vibrations Music e a revista inglesaWire, na qual foi apontado como o álbum brasileiro de 2011, pelo jornalista inglês Russ Slater, além de receber ótimas críticas no Estadão, Folha de São Paulo, O Globo entre outros veículos de destaque no Brasil.
O lançamento digital de “Metá Metá” aposta na integração entre música e imagem e traz vídeos assinados por convidados: os artistas plásticos Edith Derdyk, Tatiana Blass,Marcelo D`Saletee Gina Dinucci e o diretor de cinema francês Jeremiah são alguns deles. O álbum será disponibilizado gratuitamente no aplicativo musical Bagagem, criado pelo grupo Axial, que traz as faixas em mp3, os vídeos de cada música, encarte e ficha técnica. O software também permite interação do ouvinte com os artistas por meio de uma rede social do próprio aplicativo. Em agosto,“Metá Metá” (Selos – Circus/ Desmonta) ganha edições em vinil e CD.
O termo metá metá, na língua Iorubá, falada pelo grupo étnico africano que habita a Nigéria, faz referência à ideia da tríade. De acordo com o pesquisador Nei Lopes, no livro “Logunedé: Santo menino que velho respeita”, a palavra metá significa três. Assim, metá-metá pode ser traduzido, em um sentido mais próximo à tradição africana, como a síntese de três elementos em um.
Em “Metá Metá”, a tríade aparece nos arranjos para voz, violão e sax (ou flauta) em boa parte do repertório, que inclui faixas como “Obá Iná”, de Douglas Germano, e “Vias de Fato”, parceria de Germano com Edu Batata e Kiko Dinucci. Há também o cavaquinho de Rodrigo Campos na música “Samuel”, parceria do músico com Dinucci.
Kiko Dinucci é compositor e violonista. Tem seis discos lançados: “Padê” (2008), com Juçara Marçal; “Pastiche Nagô” (2008), com Bando AfroMacarrônico; “O Retrato do Artista Quando Pede” (2009), com Duo Moviola, e “Na Boca dos Outros” (2010), com vários intérpretes e Passo Torto (2011) com Romulo Fróes, Rodrigo Campos e Marcelo Cabral. Lançou em 2006 o documentário “Dança das Cabaças – Exu no Brasil”
Juçara Marçal, cantora, além do disco “Padê” (2008), gravou os discos “Turista Aprendiz” (1999),“Baião de Princesas” (2000) e “Trilha, Toada e Trupé” (2007), com o grupo A Barca; “Flor D’Elis”(1998), “180 anos de samba cantando Adoniran & Noel” (2002), ao lado de MPB4, Luiz Tatit eRoberto Silva, e “Ser Tão Paulista” (2004), com o grupo Vesper Vocal.
Thiago França, saxofonista e compositor, lançou em 2008 o disco “Na Gafieira”. Já dividiu palco com nomes como Elza Soares, Instituto e Nelson Sargento. Colabora atualmente com artistas como Romulo Fróes, Rodrigo Campos, Criolo e Lurdez da Luz. Dirige a Gafieira Nacional e lançou em 2011 o disco de seu novo projeto, Marginals.

Texto retirado do site da Desmonta.


Senha: fomesonora

Um comentário: